segunda-feira, 31 de outubro de 2022

 

Uma caminhada por Monchique - o 3ºano a conhecer o património


No dia 27 de outubro de 2022, os alunos do 3.º ano da Escola de S.Roque foram visitar alguns locais em Monchique.

A primeira igreja que os alunos visitaram foi a igreja da Misericórdia, onde o Presidente da Junta de Freguesia de Monchique explicou que, o púlpito da igreja era o sítio onde o padre se colocava para falar às pessoas que se encontravam na igreja e, assim, conseguiam ouvi-lo bem. O Presidente da Junta de Freguesia explicou ainda aos alunos que a maioria do dourado que estava na igreja era mesmo ouro e que, o interior do chão de madeira, era uma réplica do primitivo e que todo ele se encontra dividido em sepulturas. O senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia também mostrou a sala onde se pode ver alguns objetos da farmácia antiga.

Os alunos foram ainda à Igreja Matriz de Monchique, e viram o pórtico principal, muito original, com estrutura radiada e pouco comum. O senhor Presidente da Junta de Freguesia disse aos alunos que se olhassem bem, os pormenores por cima da porta davam a ideia de serem duas mãos juntas a rezar. 

Ainda na Igreja Matriz, os alunos visitaram o Núcleo de Arte Sacra, onde viram um conjunto de esculturas, recentemente restauradas. O senhor Presidente da Junta de Freguesia mostrou aos alunos os medidores de temperatura e humidade e um livro muito antigo com cânticos que os padres cantavam em dias importantes.

De seguida, passaram ainda no átrio da Câmara Municipal para verem um bocado da pedra pertencente ao pelourinho que existia em frente à Igreja da Misericórdia.

No final, ainda foram à Igreja de S. Sebastião e de lá também avistaram ao longe o Convento de Monchique e conheceram a lenda que está associada à sua construção.

Os alunos foram fazer esta visita para aprenderem mais sobre o património de Monchique que merece ser visitado e preservado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 50 ANOS DO 25 DE ABRIL - TRABALHOS, EXPOSIÇÕES E PALESTRAS   NAS ESCOLAS DO 1º CICLO Escola E B 1 Nº1 de Monchique E B 1 de Marmelete E B 1...